segunda-feira, 26 de março de 2007

O desempenho de Massa

Neste primeiro Grande Prêmio da temporada Felipe Massa foi o mais azarado dos 22 pilotos que entraram na pista. Enquanto dava sua volta rápida na segunda parte do treino oficial, no sábado, a caixa de câmbio da Ferrari de Massa quebrou, fazendo-0 parar. Ele ficou com o 16o. tempo, mas como a Ferrari aproveitou para trocar o motor do carro, o brasileiro largou da última posição.

Na corrida, devido à nova regra, os pilotos são obrigados a usar jogos de pneus duros e macios durante a prova. Como o normal eram três paradas por piloto, a tática era ficar o maior tempo com pneus duros (mais apropriados para aquelas condições de pista), e colocar em apenas uma das paradas o pneu macio.

Com Massa isto não pôde acontecer. Como largou em último, estava de tanque cheio e fez apenas duas paradas para compensar o tempo perdido. Mas, por conta das regras do pneu, passou metade da corrida com pneu macio (largou com pneus duros), o que prejudicou o seu desempenho. Mesmo assim, Massa encostou em Fisichella no fim da prova, brigando pela 5a. posição. Rapidamente, o brasileiro tirou a diferença que o italiano tinha à sua frente e encostou na Renault.

Faltou justamente essa ultrapassagem para o piloto brasileiro mostrar ímpeto e fechar com chave de ouro sua prova. Carro ele tinha, pois tirou em poucas voltas a diferença de Fisichella. Encostou mas não passou. Talvez tenha pensado em não jogar por água baixo aqueles preciosos 3 pontos que já tinha garantido.

Se foi só isso, tudo bem...

Nenhum comentário: